"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós." ( Autor Desconhecido )

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dicas para ser um sucesso em vendas

O que faz um bom vendedor? Ao começar um negócio próprio ou mesmo trabalhando somente em vendas, somos empreendedores, administradores, e também responsáveis pelas vendas dos produtos. Portanto segue algumas dicas valiosas de como ter sucesso nas vendas.
1- Planejar é fundamental
Assim como você vai planejar o crescimento de sua empresa, o dia-a-dia nas vendas deve ser organizado. "Não pense que se planejar é se prender a registros. Você precisa mapear as oportunidades, descobrir que tipo de público pode comprar seu produto".
2- Conheça o produto
Conhecer bem o produto é uma forma de assegurar ao cliente da qualidade e do que ele pode oferecer. "Você deve dominar todos os aspectos do produto, até mesmo os técnicos. O importante é conseguir responder a todas as perguntas do cliente".
3- Confie no produto
Confiar no que você está vendendo é importante porque faz com que os clientes passem a se sentir seguros em relação ao que estão comprando. Coloque-se no lugar do cliente.
"O cliente percebe o seu entusiasmo. Quanto mais você acredita no produto, mais o comprador é conquistado".
4- Não embosque o cliente
É muito desagradável o cliente se sentir acuado pelo vendedor. Não repita este erro, deixe o cliente se sentir confortável.
O segundo passo é ouvir atentamente o que o cliente deseja, sem pressa. "Seja simpático e atencioso, deixe que ele fale a maior parte do tempo para que você saiba exatamente o que o cliente quer”. Controle a ansiedade e mantenha a calma.
5- Recomende, não empurre
Os clientes estão cada vez mais exigentes, com menos tempo e dinheiro. Tentar empurrar o produto mais caro, ou que não atende completamente as necessidades do comprador é perda de tempo.
"Atualmente, o vendedor deve se portar como um consultor. O cliente diz o que precisa e ele apresenta as melhores opções para atender os desejos do comprador".
6- Fale dos benefícios, não do produto
Uma ótima estratégia é falar dos benefícios que o cliente vai ter ao comprar o produto. "Foque nos benefícios. Diga quais as características do produto, mas deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar comprando sua mercadoria".
7- Clientes difíceis são uma exceção
É claro que você vai se deparar com clientes difíceis de agradar, exigentes, pouco corteses. Mas tenha sempre em mente que eles são uma exceção à regra. "O cliente cricri é um caso único. O jeito é respirar fundo, manter a calma e ir em frente, sem perder a paciência".
8- Acredite no pós-venda
Ter uma ficha cadastral de seus clientes ajuda a criar uma boa relação e fazer com que eles voltem a comprar. "Montar um banco de dados e ligar no aniversário dos clientes, avisar quando novos produtos chegarem.
"Depois de um tempo, ligue para o cliente e pergunte o que ele está achando do produto.
9- Estude sempre
Atualização é essencial para se manter a par das novidades no mercado e dos novos perfis de clientes. "A maior parte dos produtos fica obsoleta rapidamente, você deve saber o que há de novo no mercado e o que vai chegar".
Além disso, é preciso sempre estar de olho no que faz a concorrência. "Monitore constantemente a concorrência para descobrir o que eles oferecem de diferente, de bom, e de novo".
10- Confie no seu taco
Confiança é fundamental. "Acredite em você e na sua capacidade de vender", Somente tenha cuidado para não se tornar arrogante".
Finalmente, não desista! "É fácil colocar a culpa nos preços, no mercado, na recessão, mas isso não deve desanimar o bom vendedor.

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